segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O uso consciente da Internet

O uso consciente da Internet
“A grande questão da cibercultura (...) é a transição de uma educação e uma formação estritamente
institucionalizada (a escola, a universidade) para uma situação de troca generalizada dos saberes
da sociedade por ela mesma, do reconhecimento autogerenciado, móvel e contextual das competências.”
, o ensino
(Lévy, 1999 p. 172)
OBJETIVOS
Conceituar Internet;
Mostrar ao aluno a importância da internet no meio social;
Identificar as vantagens e desvantagens do uso da internet;
Identificar os perigos que a internet pode trazer para uma família;
Conscientizar os alunos sobre a importância da segurança na internet;
Realizar uma análise crítica sobre o tema proposto;
 
Público Alvo: A partir do 3º Ano do Ensino Fundamental
Ferramentas da Web que serão utilizadas:
Google Docs, Blog e a publicação de vídeos.
METODOLOGIA
O Blog já será criado previamente pela docente.
Na metodologia deverá levar em consideração o tempo de aula, com isso esse trabalho terá a
duração de um trimestre.
Todo o trabalho será desenvolvido em dupla.
Etapa 01: Definição, Vantagens e Desvantagens da Internet
Desenvolvimento: Explanar em sala de aula sobre a internet as suas vantagens e desvantagens
e dividir as duplas
Etapa 02: Coletar as informações na internet
Desenvolvimento: Levar os alunos para o laboratório para pesquisarem sobre a segurança na
internet.
Etapa 03: Produzindo um texto sobre o tema, baseando-se na pesquisa realizada na etapa
anterior, no Google Docs
Desenvolvimento: Cada aluno vai criar um documento sobre as informações coletadas (sem
copiar),digitar com suas próprias palavras e compartilhar com as outras duplas.
Etapa 04: Comentar sobre os vídeos inseridos no Blog.
Desenvolvimento: Convidar os colegas para visitar as  atividades do google Docs e inserir
comentários sobre os vídeos.
AVALIAÇÃO
Estamos em um ambiente on line, uma aprendizagem colaborativa, para isso o aluno precisa
participar ativamente no Google Docs.
A avaliação do aluno ocorrerá na participação e na entrega das etapas 03 e 04.
CRONOGRAMA
ETAPA 01:  1e 2ª semana
ETAPA 02: 3ª e 4ª semana
ETAPA 03 : 5ª a 8ª semanas ( 1 mês)
ETAPA 04: 9ª a 12ª semanas (1 mês)
REFERÊNCIAS
http://sites.ffclrp.usp.br/paideia/artigos/34/07.htm
http://www.safernet.org.br/site/
http://www.lingnet.pro.br/papers/A%20Internet%20na%20sala%20de%20aula.pdf

Um comentário:

  1. Oi, Flávia!
    A atividade elaborada por você é fundmanetal para o uso da internet e as escolhas sadias que podemos fazer. Parabéns pelo tema

    ResponderExcluir